A
semiótica peirceana procura investigar os diversos tipos de processos de
significação, considerando questões como: como se deu o processo de significação?
Como se constituiu em linguagem? Qual o efeito de sentido produzido? Os três
elementos de investigação, como já vimos em outros textos deste blog: objeto,
interpretante e representamen.
Segundo
Peirce, a fenomenologia estuda e investiga os fenômenos (óbvio), propondo
formas capazes de classificar qualquer pensamento, reduzindo as três categorias
ditas universais que são: Primeiridade, secundidade e terceiridade. Como não há
restrição nas aplicabilidades são camadas de universais.
O
termo “fenomenologia” vem do grego e é a junção de duas palavras: phainomeno (fenômeno) e logos (estudo)
da ciência, também pode ser interpretada como um método para investigação
filosófica.
As categorias universais
Primeiramente
nos estudos de Peirce, ele reconheceu duas ordens de categorias, particulares e
as universais. Em 1903, na conferência de Lowell, Peirce apresentou as suas
categorias universais: primeiridade, secundidade e terceiridade. Fundamentadas,
de acordo com ele, em três modos de ser: o ser da possibilidade quantitativa
positiva, o ser do fato aqui e agora e o ser da lei que governará os fatos no
futuro.
Primeiridade
Carregada
de possibilidade, está no presente absoluto, tem originalidade, qualidade e
consciência, é o acaso, o vago etc. Essa categoria é de pura qualidade, é
independente de qualquer relação, é o modo de ser que governa o que é. Não
possui nenhuma referência adicional. Por exemplo: a cor rosa, ou vermelha, ou
azul, ou verde etc. Não há referência na primariedade. Portanto, a primeiridade
tem as seguintes característica: pura qualidade, intuitivo, não possui uma
referência adicional, sentimento sem reflexão, presente absoluto.
Secundidade
Aqui
o mundo é real, essa categoria é compreendida no fato, na experiência,
ação/reação e determinação/definição. Independe do pensamento. A secundidade é
o modo de ser do que é em relação a um segundo, sem consideração de um
terceiro. Exemplo: Primeiridade – cor vermelha. Secundidade: Guitarra vermelha,
ou seja, Secundidade é a cor vermelha de um objeto concreto (guitarra).
Portanto, a secundidade tem as seguintes características: Reagir a fatos;
distinguir e descriminar; é o fato em si; reações reais ou análogas a
primeiridade.
Terceiridade
Esta
consiste na continuidade, é a lei, o pensamento, o processo, o signo, a
generalidade, a probabilidade. É o modo de ser da relação entre os três
elementos, mas não redutível a combinações apenas. Considera-se a mediação de
um terceiro entre dois. Relaciona-se como o pensamento de que 1 e 2 do ponto de
vista de 3. Portanto, a terceiridade organiza os fatos; relaciona um fenômeno
qualquer; continuidade; inter-relação, interconexão.
Então,
a base do signo em Peirce é uma relação triádica entre três elementos:
primeiridade, secundidade, terceiridade. Por exemplo:
Uma palavra isolada não significa nada, é neutra, vaga, mas quando ela se relaciona ou se dirige a um objeto, ela é secundidade. Apalavra “vermelho”, por exemplo, é absoluta qualidade, é intuitiva, é primeiridade. Quando essa palavra se dirige ao objeto “guitarra” é secundidade, reação ao fato. Quando você olha e tem a certeza de que o objeto guitarra é vermelho, você fez a analogia, fez uso da memória, relacionou cor e objeto, essa relação é terceiridade. Por isso se afirma que o universo semiótico do ser humano é determinado por uma relação triádica.
Por Pierre Logan
Advogado, Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Pós-graduando em Direito Processual Civil pela Escola Paulista de Direito. Filósofo e licenciando em filosofia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Membro do Seminário de Filosofia - Olavo de Carvalho e da Jovem Advocacia de São Paulo. Compositor, gravou no final de 2015 o disco Crônicas de Um Mundo Moderno. Atualmente também é colunista do Jornal SP em notícias.
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jadieldeandrade@adv.oabsp.org.br
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