Pular para o conteúdo principal

OS FUNDAMENTOS DA SEMIÓTICA

Só recapitulando. Para chegarmos até aqui tivemos que passar pela história da filosofia, com um foco na semiótica. Passamos pela Semiótica Lógica (Platão, Aristóteles, Estoicos e Santo Agostinho), passamos pelo processo mais didático dos epicuristas, depois pela Semiótica Medieval (Roger Bacon e João de São Thomas), caminhando pelas referências religiosas (doutrina dos quatro sentidos, doutrina das assinaturas (Paracelso), nos encontramos com a Semiótica Racionalista (René Descartes) e chegamos até a Semiótica Moderna (John Locke, Charles Sanders Peirce e Ferdinand Saussure). Isso tudo em apenas dois textos aqui deste blog, respectivamente: Semiótica – Até tu, Santo Agostinho? e Semiótica – Da Era Medieval Até Peirce. Não é necessariamente obrigatória a leitura dos textos nessa ordem, mas seria interessante dar uma olhada. Mal não vai fazer, garanto. Mas, neste caso, a ordem dos tratores não altera o viaduto. Você pode partir para os fundamentos da semiótica e depois ver quais os ‘fundadores’ (construtores) da semiótica ao longo da história. Vamos lá!

Linguagem, Signo e Semiótica

Um belo dia, Charles Sanders Peirce (1839 – 1914) acordou e pensou: “eu sou muito foda, vou estudar a natureza e o movimento das reações dos signos entre signos”. Não foi bem assim, mas você entendeu que ele se propôs a estudar a natureza e o movimento dos signos entre signos, não foi? Então, ele não só estudou a natureza e o movimento dos signos sobre os signos, ele propôs um amplo debate sobre como poderia ser o corpus da representação da realidade e estava, com isso, também promovendo o escopo de como seria o processo de significação.

O foco central dos estudos de Peirce prima pela investigação de qualquer tipo de comunicação e que contemple toda a extensão das linguagens e ação do signo.
Quando um interpretante pensar em um objeto qualquer (telefone), aquilo está na mente do interpretante (estou pensando em um telefone e você também), mas estamos apenas pensando em um telefone, ele não é o objeto no qual estamos pensando, é uma imagem, uma representação de um telefone, portanto, signo dele (não pensamos objetos, pensamos pensamentos, imagens etc.). Na tríade desenvolvida por Peirce e desenhada (estragada) por mim, fica assim:





Tudo pautado em evidência como evidentemente se pode notar. Todo conhecimento deve ser construído por dados, premissas e demonstrações verificáveis. Nos estudos peirceanos toda interpretação tem signo.

Signo Verbal

O signo verbal se constitui como um tecido semiótico formado por informações e compilações documentais. Nós podemos, por exemplo, pegar um texto e desenhar algo a partir dele. Como eu não sei desenhar, ou pegar alguém que entenda disso.



Pintura minha. 
Mentira, é de Peter Paul Rubens, óleo. Jesus Crucificado.

O pintor tentou agrupar o conjunto de informações de signos, buscou praticamente materializar o acontecimento descrito no texto bíblico em um signo visual. Isso poderia muito bem ser resumido numa tríade que ficaria assim:




O signo ou representamen pretende representar o objeto sendo este capaz de determinar o interpretante. O signo tem por natureza a função de representação, de estar presente, ou seja, estar no lugar de algo, mas não ser o próprio algo. O que você tem a dizer sobre isso, caro Peirce?

- Bem, Pierre Logan, é o seguinte:

“Um signo, ou representamen, é aquilo que, sob certo aspecto ou modo, representa algo para alguém. Dirige-se a alguém, isto é, cria, na mente desta pessoa, um signo equivalente, ou talvez um signo mais desenvolvido".

Signo visual

Nem precisa dizer que signo visual diz respeito ao aspecto não verbal, certo? Ótimo! Sigamos. A semiótica peirceana afirma que uma das funções do signo, entendido como a tríade formada pelo signo, objeto interpretante, é de ocupar o lugar da “realidade”. A realidade irá se manifestar por meio da mediação dos signos, isto é, a possibilidade de acessar essa “realidade” se dá pelos signos. Essa realidade, portanto, sempre será incompleta porque o signo não é capaz de atingir uma plenitude, ele não pode ser 100% de realidade. Diante dessa incompletude dos signos verbais, da falta de capacidade do signo textual, o Peter Rubens recorreu a imagem visual.

A cadeia sígnica fundamentada por Peirce divide a natureza plural do signo em: Objeto dinâmico e imediato e interpretantes imediato, dinâmico e final ou interpretante entre si.

Objeto dinâmico: está fora do signo, é aquilo que o signo substitui, varia com o contexto, normalmente, é a derivação do objeto imediato.

Objeto imediato: está dentro do signo e apresentado no signo, é de aspecto geral. A mensagem em si com todo o seu conteúdo, a forma como o signo se apresenta e se assemelha, como sugere e expressa, é o objeto imediato.

Interpretante imediato: são as possibilidades de interpretação que o signo
permite, aptos a produzir efeitos interpretativos ou a ideia de um efeito, de uma forma etc.

Interpretante dinâmico: é o efeito real que o signo produz, num dado instante, sobre o interpretante, por esta razão existe a possibilidade de atualizar a forma de interpretar o signo e até acrescentar-lhe novos sentidos.

Interpretante final ou interpretante em si: é o efeito “final” produzido em
qualquer mente, ou seja, é interpretante final por ter finalizado e findado nessa condição de produção, entretanto, logo poderá ser articulado para novas leituras que proverão novos significados e novas aplicações.

Bons estudos, garotada! Arrumem um livro bom de Semiótica e leiam até o final, anotando, comentando, traduzindo e compartilhem com os colegas.


Por Pierre Logan

Advogado, Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Pós-graduando em Direito Processual Civil pela Escola Paulista de Direito. Filósofo e licenciando em filosofia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Membro do Seminário de Filosofia - Olavo de Carvalho e da Jovem Advocacia de São Paulo. Compositor, gravou no final de 2015 o disco Crônicas de Um Mundo Moderno. Atualmente também é colunista do Jornal SP em notícias. 

Contato: 
jadieldeandrade@gmailcom
pierreloganoficial@gmail.com
jadieldeandrade@adv.oabsp.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILOSOFIA POLÍTICA NA ANTIGUIDADE: PLATÃO E ARISTÓTELES

PLATÃO (427 a.C.) Arístocles, mais conhecido como Platão, nasceu em Antenas no seio de uma família aristocrática de políticos reconhecidos, é tido como o pai da filosofia política e sem dúvida um dos maiores pensadores do mundo ocidental. Tornou-se aluno de Sócrates (470 a.C.) e posteriormente fundou a Academia, uma escola de filosofia, e escreveu mais de vinte diálogos. Suas principais contribuições para filosofia foram A Teoria das Ideias, A Teoria da Reminiscência, a Teoria das Três Partes da Alma e os Graus do Conhecimento. Essas são basicamente as principais formulações teóricas que fazem parte do sistema epistemológico platônico. Um dos seus mais famosos escritos é A República ( politeia), que significa “organização da cidade” que foi escrito em 373 a.C. divido em dez capítulos. Neste diálogo Platão reflete sobre como deveria ser constituída uma cidade justa.  Dentre as várias ideias tratadas nessa obra, para a filosofia política é interessante destacar os liv

FILOSOFIA POLÍTICA NA IDADE MÉDIA

O que determinou o fim da Idade Antiga, como sabemos, foi a queda do Império Romano do Ocidente (A queda de Roma), esse foi basicamente o início da Idade Média. Nesse período também tivemos uma intersecção entre a filosofia e a teologia cristã. Quem detinha o conhecimento e o poder era a igreja que passou a utilizar a filosofia grega para justificar seus pressupostos, pois até então as verdades estavam expostas nos livros do Novo Testamento, nas Sagradas Escrituras e nos ensinamentos passados pelos padres da Igreja. Os antigos, como vimos em outros textos, preocupavam-se com o bem comum, buscando a cidade justa e as melhores formas de conviver, na Idade Média volta-se a ideia e a discussão do tema do poder e do domínio. Desta forma surgiu uma preocupação dos filósofos medievais, cujo objeto de pesquisa era as relações existentes entre o poder temporal e o poder religioso, onde o poder temporal seria o dos governos e o poder religioso ou espiritual seria o da igreja. PODER TE

SEMIÓTICA – DA ERA MEDIEVAL ATÉ O PEIRCE

Já passamos então pelo período da semiótica lógica (Platão, Aristóteles, os Estoicos, Santo Agostinho) e pelo processo didático (epicuristas). Se você não está lembrado ou ainda não leu acesse: Semiótica - Até tu, Santo Agostinho? Agora vamos para Semiótica Medieval. 1 - Também conhecida como semiótica escolástica (tentativa de conciliar a Teologia com a Filosofia). Se você pensa que os monges da idade média ficavam rezando, dormindo e rezando, você, caro leitor, está muito enganado. Nesse ambiente de pedras úmidas com ares teológicos foi consolidado ar ditas artes liberais como gramática, retórica e dialética. Isso abriu possibilidade de se debater o signo. Os estudos da filosofia natural, filosofia moral, e ciência dos signos também conhecida como ciência racional, que tinha bastante afinidade com a lógica. O fato é que esses estudos foram organizados nesse período. Dois importantes tratados criados nessa época foram de grande contribuição. De signis de Roger Bacon (1215 –